Nesta segunda-feira (14) a Unicamp divulgou o calendário para a retomada parcial das atividades presenciais da universidade. O projeto determina as diretrizes e planejamentos para o retorno progressivo dos servidores, professores e alunos, além de medidas com testes para a detecção do coronavírus e aplicativo de acompanhamento e controle de saúde.
“Todos os funcionários, professores e alunos passarão por este processo [testagem, atendimento às videoaulas e registro no aplicativo no período anterior ao retorno presencial]”, segundo texto publicado pela Unicamp.
A universidade informou que até 20% dos servidores devem voltar a partir do dia 19 de outubro, enquanto a volta de parte dos alunos deve ocorrer a partir do dia 16 de novembro.
A prioridade será dada para os alunos que estão concluindo os cursos, e para os que precisam desenvolver atividades presencialmente.
Confira o planejamento da retomada de atividades:
19/10: até 20% de servidores;
02/11: até 40% de servidores;
16/11: até 60% de servidores, até 25% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 25% de crianças atendidas pelo Centro de Convivência Infantil/Serviço Socioeducativo;
30/11: até 80% de servidores, até 50% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 50% de crianças atendidas pelo Centro de Convivência Infantil/Serviço Socioeducativo;
14/12: até 100% de servidores, até 75% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 75% de crianças atendidas pelo Centro de Convivência Infantil/Serviço Socioeducativo;
23/12 a 04/01/2021 – recesso de fim de ano
04/01/2021: até 100% de servidores, até 100% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 100% de crianças atendidas pelo Centro de Convivência Infantil/Serviço Socioeducativo;
A proposta considerou as classificações de Campinas, Limeira e Piracicaba no plano São Paulo. Todas cumprem regras da fase amarela, com aval do estado, desde o dia 8.
A universidade garante treinamento, formação e monitoramento diário da saúde de quem precisar retornar ao campus. O retorno dos alunos será inicialmente com até 25% dos estudantes de graduação e da pós-graduação.
Esses, terão que cumprir medidas de distanciamento social, cuidados sanitários, e respeitar os limites de ocupação nas salas de aula, laboratórios, e espaços da universidade.
Confira o planejamento completo.