Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que estão no grupo de risco pela Covid-19, poderão solicitar atendimento especial 10 dias antes da aplicação da prova.
Os estudantes deverão entrar em contato com a central de atendimento através do 0800 616161, até o dia 7 de janeiro. O canal existe para que o candidato possa realizar solicitações especiais depois do período de inscrições.
Pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos ou qualquer outro atendimento específico como máquina de escrever em braile e cão-guia, ou bomba de insulina, podem ser solicitados na própria inscrição. Os casos que não estão previstos no edital, podem ser solicitados através do telefone da central de atendimento.
“Um candidato que, na edição passada, descobriu que estava com câncer depois da inscrição pôde ligar no 0800 e pedir para fazer a prova em sala separada. Nós somos inclusivos”, afirmou Camilo Mussi, presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Já para os idosos acima dos 60 anos, que estão inseridos no grupo de risco não haverá necessidade de procurar a central, através da data de nascimento inserida no momento da inscrição, os candidatos serão agrupados em salas separadas com número reduzido de candidatos.
Pacientes diagnosticados com Covid-19 no dia do exame, deverão informar através da página do participante até a véspera da prova.
Em casos de doenças infectocontagiosas como (influenza A e B, sarampo, rubéola, varicela e outras), o Inep analisa a possibilidade de participação do aluno na reaplicação do Enem Impresso, que está prevista para fevereiro de 2021.
Cronograma do Enem:
- Solicitação de atendimento especial: até 7 de janeiro
- Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
- Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
- Resultados: a partir de 29 de março.