Por conta da pandemia do coronavírus, os vestibulares e exames do país tiverem que passar por alterações nas datas e no formato, a fim de evitar a propagação da doença e garantir equidade para os candidatos que não conseguiram acompanhar aulas on-line, não sejam prejudicados.
Enem
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as provas tradicionais que estavam previstas para 1º e 8 de novembro, foram adiadas para 17 e 24 de janeiro, já a versão digital foi adiada de 11 e 18 de outubro para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
O formato, conteúdo e aplicação da prova não sofreram alterações. O novo edital prevê a obrigatoriedade do uso de máscara fácil durante o período do exame, e distanciamento na sala durante a aplicação da prova.
- Adiamento da data, de 1º e 8º de novembro para 17 e 24 de janeiro;
- Uso de máscaras obrigatório.
Fuvest
A Fuvest (Fundação Universitária para o vestibular) também adiou as datas das provas; a primeira fase que antes seria aplicada no dia 29 de novembro, passou para o dia 10 de janeiro. O formato da prova permanece o mesmo.
- Adiamento da prova, de 29 de novembro para 10 de janeiro;
- Foco em conteúdo do primeiro e do segundo ano do ensino médio;
- Uso obrigatório de máscaras e álcool em gel;
- Distanciamento entre mesas de 1,5 metro;
- Salas com 50% da capacidade;
- Abertura dos portões com horário ampliado.
Unicamp
A Unicamp também passou por alterações, além dos adiamentos nas datas de realização das provas, o formato da prova, o conteúdo exigido, o número de questões, o tempo de prova, e a lista de livros obrigatórios, também mudaram.
Os candidatos serão separados por área de curso escolhido, para não haver aglomerações. Os alunos que escolheram os cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no mesmo dia, em um sábado. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte.
As questões passaram de 90 para 72, a duração da prova de 5 horas para 4 horas e a quantidade de livros da lista de obras obrigatórias de 12 para 7.
- Adiamento da prova, de 22 de novembro para 6 e 7 de janeiro;
- Exame em dois dias, para dois grupos diferentes, evitando aglomeração;
- Foco em conteúdo do primeiro e segundo ano do ensino médio;
- Não-adoção do Enem;
- Exame com menos questões, redução de tempo e de lista de leituras obrigatórias.
Unesp
A primeira fase da Unesp, passou do dia 15 de novembro para 30 e 31 de janeiro, e a segunda fase de 19 e 20 de dezembro para 28 de fevereiro. O formato da prova permaneceu o mesmo dos anos passados, os candidatos da mesma carreira farão a prova no mesmo dia, os de biológicas farão no sábado, e os de exatas e humanas farão no domingo.
O formato da segunda fase, que antes possuía questões dissertativas e uma redação, agora terá 60 questões de múltipla escolha e uma redação.
O manual do candidato prevê também o uso obrigatório de máscara facial, medidas de distanciamento, e as salas de aula terão menor número de candidatos ao mesmo tempo. As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira, 27 de novembro.
- Adiamento da prova de 15 de novembro para 30 e 31 de janeiro;
- Mudança no formato da prova na segunda fase;
- Alteração na aplicação da segunda fase, de dois para um dia de prova;
- Obrigação do uso de máscaras;
- Entrada em turmas escalonadas;
- Salas de aulas com menor número de candidatos;
- O vestibular para a Universidade Estadual Paulista (Unesp) também alterou a data de aplicação e o formato da prova, mas apenas para a segunda fase.